terça-feira, 22 de abril de 2008

Isabella é sinal de que vale investir na Polícia

O "Caso Isabella" tem sido para a imprensa uma espécie de misto de "11 de setembro" (pelo espaço dado na mídia) com o "Caso Madeleine" (a garotinha britânica que até hoje comove a Europa). Pois bem, não gostaria eu de expressar minhas opiniões pessoais sobre este assunto, afinal todos os blogs, jornais e emissoras já o fizeram. Vou ressaltar outro ponto, a exemplar conduta da polícia neste caso.
Imagine você que em um universo de milhões de inquéritos trabalhados por mês pelas autoridades policiais, a maioria segue para o judiciário sem qualquer claridade a respeito dos fatos. É comum também o famoso "pedido de dilação de prazo". O que é esse pedido? A autoridade policial tem definido em lei um tempo limite para encerrar o inquérito e encaminhar à justiça. O prazo base é de 30 dias (quando o réu está solto) e quando este prazo encerra e a autoridade necessita de um prazo maior, é requisitada esta dilação ao juiz, que geralmente a concede. Para se ter idéia, o caso de um acidente de trânsito no mês passado, envolvendo um ônibus na via Dutra em Aparecida, onde 8 pessoas morreram, deve durar 6 meses para ter o inquérito concluído e as causas determinadas (isso de acordo com o próprio delegado que o conduz). É um fato gravíssimo, visto que é um caso que envolve indenizações, por exemplo.
No caso Isabela o prazo definido em lei foi respeitado e a polícia já dá como esclarecido o caso, incrível! Isso mostra o bom time que temos em nossa polícia, formada por brilhantes profissionais, mas revela também que a partir do momento que a criminalidade age no "atacado e não no varejo", esta eficiência fica comprometida, os crimes ficam sem solução e abrimos espaço para a impunidade.
A polícia então está privilegiando este caso pela família ser de classe média-alta? Não, não vejo esta situação. A mídia deu uma ênfase gigantesca ao caso (que é sim de uma barbárie inigualável), e a polícia não poderia deixar de responder à altura. Seria mostrar que além do pouco investimento recebido dos governantes, a segurança pública no Brasil possui amadores trabalhando na solução dos crimes, área que exige profissionais de inteligência.
O caso Isabella mostra que vale sim investir nos profissionais de nossa polícia. E que este investimento em inteligência é um dos pilares do combate à impunidade. Outros pontos, como o investimento em educação e em segurança preventiva, serviriam para que a criminalidade deixe de enviar casos à granel para estes profissionais.

3 comentários:

Unknown disse...

Realmente, tem que ser dado um investimento maior à polícia deste país.
Pois, diferentemente dos casos que vemos abordados de forma tão ampla pela mídia, os casos em que não há uma "publicidade" à altura, não vemos sequer um interesse de "busca" pela verdade ou pela punição do autor da conduta, que na maioria das vezes é conhecido comprovadamente e assumidamente
por este. Mas, parece que não há interesse maior pelo caso. Igual ao caso que "ouvimos" na última semana, onde Neto espanca a avó por não ter dinheiro para comprar drogas, sendo esta levada ao hospital totalmente machucada. Se pararmos para analisar, nesse país de meu Deus, com certeza, há mais casos em que pessoas são brutalmente assassinadas, sendo ou não, jogadas do 6º andar, e que sequer temos conhecimento ou solução para o caso.
Será que todos os crimes deveriam ser publicados na imprensa para que se tenha solução, e para que o sentimento de impunidade que vemos crescer dentro de tantos brasileiros deixe de existir?

Há polícias e polícias... assim como há governantes e governantes... pessoas e pessoas...

O Brasil é rico e tem muito no que investir. Falta comprometimento e amor verdadeiro à Nação por parte de todos.

E que seja feita justiça no caso "Isabella".

Felipe Guerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Guerra disse...

Muito bom, Renato, e fez muito bem em deixar de lado ficar dando opiniões pessoais, como a maioria dos bloggeiros fazem.

A polícia mandou bem no caso, acompanhou a mídia, afinal, não podia deixar a desejar, né? Se ela se mostrasse incapaz de agir, mais uma vez viria aquela generalização de que a polícia não presta.

Infelizmente, ela não recebe todo investimento necessário. E, infelizmente, não é toda a polícia que é eficiente e honesta. Mas, enfim..

Como dito, eu acho triste que certas vezes a polícia só funcione à base da "cobrança" da mídia, pois esta cobre o caso, e a polícia deve mostrar sua eficiência, e enquanto isso, muitas outras atrocidades acontecem, os casos não são solucionados e nem ficamos sabendo.

Nestas horas, vemos que a polícia pode ser eficiente, mas parece que não é todo mundo que se importa com isso.

Bom, é isso ae, abraços =)