quarta-feira, 16 de julho de 2008

Pitta, o pateta

O principal assunto que trafega pela mídia recentemente é o prende e solta de Daniel Dantas e suas ligações com Naji Nahas e Celso Pitta. O caso se tornou alvo dos holofotes.
Mas o que eu gostaria de destacar é a situação de Pitta nos diálogos divulgados pela polícia. Em conversas com Nahas e seus 'representantes', Pitta está sempre pedindo dinheiro.
Trecho de reportagem da Folha de São Paulo de hoje:
O ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta afirmou ontem à Folha que não vê "nada de incriminador" em uma pessoa pedir dinheiro a outra e disse que é um "absurdo" colocá-lo na mesma situação de outros presos durante a Operação Satiagraha da PF.
"O diálogo é de um cidadão pedindo dinheiro a outro. Desde quando isso é crime? Não sei. Absolutamente improcedente qualquer acusação de crime." O ex-prefeito disse que estava pedindo o dinheiro como um amigo. "Não vejo nada de ilícito, nada de criminoso."
Ou seja, Pitta "governou?" São Paulo, a maior cidade da América Latina por quatro anos, dobrando sua dívida pública. É acusado de desviar recursos que iriam para aquele seu conhecido projeto, o tal de Fura-Fila, que jamais saiu do papel (o projeto inaugurado agora, como Expresso Tiradentes, usa parte da estrutura viária do Fura-Fila, mas em nada lembra o "metrô sobre rodas" de Pitta). É acusado de inúmeras outras situações em que o dinheiro público rodopiou pelo bem do famoso tráfico de influência. E no final, quase 10 anos depois, Pitta pede dinheiro para doleiro para viver? O que você, que por aqui lê, pode concluir? De minha parte posso lançar como opinião que, como administrador ou economista, Pitta é um pateta. Quebrou uma cidade e parece que suas economias pessoais também não andam lá essas coisas. Mas, vão argumentar que sou eu que não sei o que estou escrevendo, afinal ele é economista, com formação na Inglaterra e em Harvard (EUA). Pronto! Achamos o freqüentador dos botecos próximos a Harvard!

E na mídia?
Paralelos a esta situação, os principais envolvidos na operação da PF já avisaram que vão sobrar acusações para a imprensa, já que muitos jornalistas considerados "sérios" estariam envolvidos em favorecimentos a estes elementos (Dantas, Nahas e Pitta) nos veículos de comunicação que representam. Esta expectativa alimentou uma guerra entre a mídia que já acontece há algum tempo. Para entender, vale acompanhar os blogs dos jornalistas Luís Nassif, Paulo Henrique Amorim e Janaína Leite. Do "colunista"? Diogo Mainardi e também o blog do editor da revista Veja (apontada na investigação como grande ocultadora das falcatruas de Dantas). Para visitar, basta clicar sobre os nomes. Em tempo: Mainardi e Nassif travam uma batalha que já chegou ao campo pessoal. É quente, ideal para quem gosta de ver o circo pegar fogo. Mas e agora? Alguém pagará por isso ou mais uma vez teremos pizza?

Um comentário:

Rodrigo Almeida disse...

Renato, muito legal o seu blog. Estou sempre lendo os seus textos. Parabéns. Abraço.

P.S: o endereço do meu blog mudou. O antigo www.rodasantenadas.zip.net agora é www.rodasantenadas.blogspot.com

Abraço.