segunda-feira, 21 de julho de 2008

Romaria encerra Festa do Carreteiro em Aparecida

(Texto: Renato Fonseca/ Fotos: Renan Chad)

Com recorde de público e uma romaria de carreteiros e caminhoneiros, foi encerrada no sábado a 29ª Festa do Carreteiro em Aparecida. Durante quatro dias foram apresentados shows, este ano com Sérgio Reis e o grupo KLB, eleição da rainha dos carreteiros e oferecidos serviços como diagnósticos das condições do motor dos veículos e informações sobre mecânica prática.
De acordo com os organizadores, a marca de 50 mil pessoas registrada em 2007 foi superada já no sábado pela manhã, registrando recorde de público. “A cada ano mais e mais carreteiros e caminhoneiros vêm até o pátio da Basílica prestigiar a festa, é muito bonito. Este solo sagrado aqui incentiva, e tudo isso começou da idéia de três amigos”, conta Nelson José da Silva, organizador. A idéia de três amigos, a qual ele se refere, é a realização da primeira edição da festa, ainda no recinto de exposições da cidade de Guaratinguetá. A festa migrou para Aparecida apenas em 1996, em sua 16ª edição, já com o apoio do Santuário Nacional, de suas mídias coligadas e de uma revista especializada do setor.
Último evento com a participação direta dos carreteiros, a Romaria partiu às 11 da manhã de Guarulhos, onde se encontraram caminhões da Grande São Paulo e da região de Cubatão. A viagem até Aparecida durou três horas e meia, e durante o caminho despertou a curiosidade de outros motoristas. “Os carros passam, os outros caminhoneiros que estão trabalhando, todos passam, cumprimentam, buzinam. É uma festa muito grande”, entusiasma-se Luís César dos Reis, carreteiro de Osasco que participa pela quinta vez da romaria.
A Romaria dos Carreteiros contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que realizou a escolta e o controle do trânsito nas imediações do Santuário. A festa foi encerrada com uma missa às 3 e meia da tarde e o show do grupo KLB, às 8 da noite.

Nenhum comentário: